Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Uma equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso está em Sinop desde ontem, 28 de setembro, para participar do Encontro Macrorregional de Educação Permanente em Saúde "Caminhos Amazônicos". O evento segue até esta sexta-feira, dia 29 de setembro.
Ambientado às margens do Rio Teles Pires o encontro debate caminhos para a construção coletiva dos Planos de Educação Permanente em Saúde em âmbito macro, regional e municipal. Também estão em pauta propostas para o Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde, para isso, os profissionais discutem formação e educação em saúde e integração entre instituições de ensino e serviços de saúde na busca por promover assistência de qualidade à população.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o debate conta com a participação de representantes de 35 secretarias municipais de saúde; cinco Escritórios Regionais de Saúde; quatro Hospitais Regionais; Instituições de Ensino Superior; profissionais de saúde que atuam no presídio Ferrugem, na Casa de Saúde do Índio (CASAI) e instituições de controle social.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).